A creatinina é a substância principal para os que desejam ter o corpo sarado. Mas, como tomar e a melhor marca a se adquirir? Confira as respostas a seguir!
Na busca por um corpo forte e musculoso muitos procuram complementar o treino e a dieta com a suplementação.
Um produto muito utilizado para quem procura fortalecer os músculos é a creatinina, um composto que ajuda fornecendo mais energia e assim aumentando o tempo que você consegue realizar os exercícios com intensidade.
Para Que Serve a Creatinina?
Ao se exercitar você libera ATP, uma molécula de energia utilizada nas contrações dos músculos, então, para aumentar a contração muscular exige uma maior quantidade de ATP no corpo.
A creatinina trabalha liberando moléculas de fosfato para criação de mais ATP, que irá servir de combustível para continuar a contração muscular.
Uma vez que seu corpo possui uma maior quantidade de ATP para queimar, evita que seu corpo utilize outras fontes de energia como por exemplo a glicose, que ao ser queimada produz ácido lático que em grande quantidade pode parar os movimentos dos músculos prejudicando seu crescimento.
A creatinina funciona então como uma fonte de energia extra, fazendo com que você possa ter treinos com um maior volume de exercícios junto a um ritmo mais intenso, e com uma recuperação mais rápida entre cada exercício.
Como Tomar a Creatinina
Para aproveitar todos os benefícios da creatinina é preciso ter um método na hora de tomar, de forma que você não exagere e cause efeitos colaterais na suplementação.
Existem dois métodos comuns para consumir o produto, com a fase de saturação ou sem a fase de saturação.
- Com fase de saturação consiste em tomar 5g 4 vezes ao dia durante 5 dias, depois mantém a fase de manutenção tomando 5g por dia até acabar o pote.
- Sem a fase de saturação o método se torna mais econômico você irá apenas tomar 5g desde o primeiro dia até o final do pote.
Ambos os métodos te trazem os mesmos resultados, a diferença é que ao fazer a fase de saturação você adianta o processo.
Ao iniciar o consumo da creatinina é preciso tomar todos os dias até o final do pote, após isso deve-se parar durante 2 meses e então retomar o uso.
A creatinina não tem efeito imediato e sim cumulativo, então muitas vezes o que você consumiu hoje pode não dar efeito para o treino do mesmo dia.
Além disso existem algumas dicas para você cuidar melhor do seu corpo:
Beba bastante água, a creatinina atrai moléculas de água para os músculos por isso você deve aumentar sua ingestão de água até um máximo de 3 litros por dia, ou até mais do que isso dependendo da quantidade consumida do produto.
Consuma de preferência no pós-treino juntamente com suplementação de whey mais um carboidrato.
Consuma em ciclos, ou seja para cada período que você passar utilizando o produto dê uma pausa no consumo de mesmo tempo, se você passar 30 dias consumindo, pare outros 30 e depois volte a consumir, sempre em ciclos.
Qual as Melhores Marcas
Existem diversas marcas de creatinina no mercado, e a qualidade do produto é algo extremamente importante para que você tenha o efeito satisfatório.
Algumas marcas de qualidade que você pode procurar no mercado que já possuem uma boa aceitação dos usuários são: Max Titanium, Optimun Nutrition, Prolab e Universal.
Os valores para um pote de 300g varia entre R$ 45,00 a R$ 70,00 reais entre essas marcas, um pote nessa quantidade é o suficiente para fazer a suplementação por dois meses.
Efeitos Colaterais da Creatinina
É preciso estar atento também aos efeitos colaterais por conta do uso da creatinina, apesar de poucos comuns ela pode causar efeitos como câimbras, desidratação e diarreia.
Os rins são responsáveis pela excreção da creatinina, então pessoas que apresentam algum histórico de problemas renais devem evitar a suplementação com a creatinina.
A creatinina é sem dúvidas um produto de maior custo benefício para quem deseja acelerar o processo no ganho de massa muscular, com a vantagem de te dar mais disposição para o treino e como consequência no seu dia a dia.
Se você gostou, não deixe de nos deixar sua opinião. Ah! E não esqueça de compartilhar esse post com os amigos. Até a próxima!