X
    Categorias Diversos

O Que É o Exame de Bioimpedância – Como Funciona e Vantagens

A gordura é um problema que a grande população mundial possui, seja apenas localizada ou em grandes quantidades, ela acaba por oferecer mal estar e assim proporcionar uma aparência indesejada do corpo. Por isso hoje em dia existem dietas, exercícios, receitas, tratamentos estéticos e naturais, e ainda exames que são feitos para poder eliminar as gorduras e assim conseguir o físico perfeito. Dentre os exames está a Bioimpedância, um exame feito por nutricionistas, mas que muitas pessoas não sabem para que ele é feito, ou nunca ouviram falar.

O Que É o Exame de Bioimpedância

Ele é um exame, onde é usado um aparelho que transmite corrente elétrica com uma intensidade bem baixa, e nesse procedimento ele é capaz de avaliar e calcular a densidade corporal. Definindo a partir disso a quantidade de gordura água e músculos. Primeiramente o exame começa com eletrodos sendo colocados na mão direita e pé direito, e então uma pequena carga elétrica é dada, assim conseguindo definir a impedância ou como também é chamada de resistência. Essa corrente elétrica possui variadas velocidades, e elas são alternadas a partir do tipo de tecido.

Como Funciona o Exame de Bioimpedância

O aparelho usado precisa de um software para que seja feita a analise de dados que ele adquiri a partir do exame nos tecidos do corpo. Ainda é importante que ele seja manuseado e trabalho com o auxilio de um profissional – no geral nutricionistas – que tenham conhecimento do uso deste. Somente os profissionais que possuem a capacidade de interpretar as informações que são apresentadas na Bioimpedância. Esse aparelho é usado por profissionais, geralmente em clinicas de estética.

Vantagens do Exame de Bioimpedância

Ele é usado tanto para medir a gordura corporal total, como também pode indicar a quantidade de massa magra (muscular) no corpo. Porém, esse aparelho não permite reconhecer a diferença entre gordura abdominal, ou gordura subcutânea. Além disso, a Bioimpedância não reconhece os riscos de desenvolvimento de doenças, a partir do excesso de gordura, e se caso a pessoa estiver com inchaço – como retenção líquida – os resultados podem ser alterados.

Antes de realizar o exame de Bioimpedância é importante estar em jejum de 12 horas, e não ter pratica exercícios físicos, ter consumido álcool ou produtos diuréticos no período de 48 horas antes. Hoje em dia no mercado é possível encontrar balanças que tenham o mesmo funcionamento da Bioimpedância, bastando apenas subir descalço sobre a balança, e ela automaticamente emite uma onde de energia para o corpo, sendo capaz de avaliar.

A partir desse exame você tem uma analise completa sobre a quantidade de gordura e massa magra, ajudando muitas pessoas a emagrecerem, e até mesmo melhorando o trabalho dos profissionais, para assim atuar numa alimentação equilibrada e prática de exercícios mais saudáveis.

Agradecemos por acessar o nosso blog. Não se esqueça de deixar o seu comentário sobre o nosso post e até mais!

Waneska:

Ver comentários (1)

  • Se uma possível retenção de líquidos pode alterar o resultado do exame, porque não pode ser consumido diuréticos antes? Não daria maior exatidão no exame?

On