Um dos problemas ligados à aparência e a saúde que seguem em alta no Brasil e em outros países também é a obesidade. A obesidade é quando um indivíduo está com um peso acima da média, algo que é notado com precisão pelo IMC (Índice de Massa Corporal). Também há o peso abaixo da média, mas falaremos aqui sobre o peso acima da média. A obesidade pode trazer vários problemas de saúde. Os mais comuns estão relacionados a distúrbios alimentares como a anorexia, mas pode também desencadear a outros distúrbios psicológicos ligados a autoestima, como a depressão. Isso ocorre devido à automutilação que uma pessoa obesa faz a si mesmo, exigindo um corpo “ideal”. Além dos distúrbios psicológicos, a obesidade também pode afetar a saúde de um indivíduo, pois é capaz de colaborar para o surgimento de doenças como colesterol, diabetes, hipertensão, asma, fígado gordo, cancro e até apneia do sono. Citaremos as principais doenças a seguir, pois explicaremos melhor sobre a obesidade em si e os tipos.
A obesidade é o acumulo de gordura no corpo. Normalmente a causa mais comum seria o consumo em excesso
Em si a obesidade só passa a ser grave quando deixa um indivíduo propício a desenvolver doenças, como as que foram citadas acima. A hipertensão, por exemplo, senão cuidado pode induzir um infarto, levando até um indivíduo a óbito. Por isso, não pense apenas na obesidade como um problema para a sua aparência. Foque em emagrecer pensando na sua saúde. Confira a seguir as principais doenças que poderá evitar tendo um peso equilibrado:
- Doenças cardíacas
- Osteoartrite
- AVC (Acidente Vascular Cerebral)
- Diabetes
- Câncer
- Hipertensão
- Doenças renais
- Apneia do sono
- Problemas na gravidez
- Disfunção erétil
Vale lembrar que a obesidade não é só um problema que afeta somente adultos, como também jovens e até crianças. A obesidade é dividida em tipos. Existe a homogênea, que é quando a gordura é depositada somente nos membros inferiores e superiores. A andróide, que é a obesidade que deixa o corpo em forma de maçã, onde o acumulo da gordura é na região abdominal e torácica. E a ginecóide, que é a obesidade que deixa o corpo em forma de pera, onde o acumulo de gordura é nas nádegas, no quadril e nas coxas.
Tente sempre manter seu peso equilibrado para se manter saudável. Quando o assunto é emagrecer, são treinos e dietas que devemos incluir em nossa rotina. Sem esses dois hábitos é praticamente impossível emagrecer. Nós ensinaremos aqui uma dieta chamada “A dieta dos 300 de Esparta” utilizada na Grécia Antiga. Passaremos a vocês um exemplo do seu cardápio e depois mostraremos alguns benefícios que ela fornece.
Cardápio do Dieta dos 300 de Esparta
Café da Manhã
- Duas fatias de pão integral ou light
- Um ovo frito
- Um copo de leite desnatado
- Café com adoçante
Lanche da manhã
- Água de coco de 200 ml
Almoço
- Uma concha de feijão
- Uma xícara de macarrão
- Um filé de carne grelhado
- ½ tomate
- Uma banana prata
Lanche da tarde
- Uma fruta
Jantar
- Um bife grelhado
- Três colheres de arroz integral
- Um pires de alface
- Um copo de suco de limão
Benefícios da Dieta dos 300 de Esparta
A dieta ajuda tornear os músculos. É claro que isso acontecerá se realizar treinos enquanto seguir a dieta. A dieta pode trazer vários benefícios
Esperamos que tenham gostado da dica. Sigam essa dieta durante 1 mês e contem para a gente o que acharam e se tiveram os resultados desejados. Vale lembrar que se achar a dieta muito restrita, consulte um nutricionista antes.