X
    Categorias Saúde

Vulvodínia – O Que é? Sintomas, Causas e Tratamento

Todo mundo sabe que a vulva é a parte externa do órgão genital feminino, que a partir daí pode se desenvolver vários problemas. Essa região é mais sensível e poder contrair uma série de bactéria, por esse motivo é fundamental, cuidados no dia-a-dia. Porque devemos ir sempre ao ginecologista? Por que é necessário manter livre das doenças infecciosas, secreções e entre outros problemas.

 Hoje vamos falar de uma doença pouco comentada hoje em dia, porém, já conhecida a anos atrás por desconforto da vulva. Estou falado da Vulvodínia, uma doença acompanhada de depressão e ansiedade, além disso, seus sintomas são confundidos com a de outras infecções. Por tanto é aconselhável consultar um especialista, para saber o diagnóstico e tratamento correto a seguir. Continue em nossos artigos e conheça tudo sobre Vulvodínia, causas e como tratar.

O que é Vulvodínia?

Vulvodínia nada mais é do que uma dor crônica, que tem duração de mais ou menos 3 meses. De acordo com os profissionais da saúde, a doença não é sexualmente transmissível, entretanto merece atenção, pois gera muito incomodo.

Além disso, Vulvodínia causa dor e irritação na vulva, podendo variar de pessoa para pessoa. Manifesta-se em diversos pontos da região, a dor pode permanecer por muito tempo, muitas das vezes é sente se apenas quando se toca. Existe vários tipo de Vulvodínia, a localizada e a generalizada, ambas necessita de tratamento e cuidados, isso por que não é fácil viver com dor e constante incômodo.

Sintomas

Os sintomas da Vulvodínia são fáceis de detectar, um dos principais são a sensibilidade na região e a intensa dor.  Sem contar na queimação, coceira e irritação, principalmente a pontada na vulva que se torna constante.

Um dos principais sintomas também é a dor no momento da relação sexual, entretanto, alguns sintomas só é sentido ao toque. Por tanto, se você possui alguns incômodos em qualquer região, procurem imediatamente um ginecologista para melhor diagnosticar. Afinal manter a vagina saudável, é fundamental para ter uma vida sexual melhor, sem dor, sem odor e sem desconforto.

Causas

De acordo com a especialista Dra. Regina, uma das causas são a síndrome do intestino irritável. Por tanto, não é só esse as principais causas da Vulvodínia, existem muitas outras doênças. O uso de contraceptivos hormonais também é uma das causas, isso por que ocorre mudança de hormônios.

A causa da Vulvodínia é na maioria das vezes pela síndrome da bexiga dolorida, mudanças genéticas e outras inflamações. Como vimos, podem ser diversas, antes de mais nada, é aconselhável marcar uma consulta para saber a causa do seu problema e como tratar a doença.

Tratamento da Vulvodínia

O tratamento da Vulvodínia é realizado através de estrogenoterapia tópica, uso de antidepressivo e também sedativos tópicos. Para ajudar com a dor, os médicos recomendam usar durante o dia, substância anestésica. Por outro lado, usar lubrificante no momento da relação pode ajudar bastante.

Por tanto, evite produtos que causa irritação. Use produtos neutros e roupas íntimas de algodão. Outra dica muito importante é usar hidratantes feitos a base de água e manter dieta pobre em oxalatos.

Antes de mais nada, queremos esclarecer que esses são apenas alguns fatos sobre a Vulvodínia. Existem muitos outros tratamentos, assim como cirurgias, injeções e medicamentos para esse problema. Entretanto, essas foram algumas de nossas pesquisas feitas para trazer uma alerta para muitas mulheres que possui o problema e não sabe. Que por algum motivo tem receio de procurar um médico.

Gostou do nosso artigo? É importante aprender mais sobre a saúde do nosso corpo. Por fim, tenho certeza que vai gostar de chá de equinácea Ameniza para corrimento vaginal.

Vanessa:
On