Alimentação

Cor e Tonalização dos Alimentos Saudáveis – Benefícios e Dieta

cores-dos-alimentosOs alimentos são caracterizados pelos seus benefícios a partir dos nutrientes presentes neles – proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e etc. Numa dieta, o cardápio é composto a partir dos nutrientes dos alimentos, e esses nutrientes são selecionados a partir do objetivo buscado na dieta, e também das necessidades do seu corpo. Porém, não são somente os nutrientes que caracterizam os alimentos, as cores deles também podem dizer muito sobre este (verduras, legumes, vegetais e frutas).

Cada tonalidade de alimento possui seus benefícios específicos, pois a pigmentação diferenciada do alimento gera os benefícios deste, e assim proporciona ótimos resultados para o corpo. Tons como o amarelo, laranja, vermelho, roxo, verde, marrom, branco e outros são as características necessárias para expor os benefícios dos alimentos. Veja abaixo quais os benefícios.

Benefícios da Cor e Tonalização dos Alimentos Saudáveis

dieta-da-fruta

Roxo: os alimentos que possuem essa tonalidade são ricos em antocianinas. Essa substância é extremamente conhecida, e seu grande benefício é a capacidade de retardar o envelhecimento. Também ajuda na inflamação e previne as doenças cardiovasculares.

Verde-escuro: esses são ricos em cálcio, mesmo não sendo derivados do leite. Além disso, ainda possuem luteína e zeaxantina, esses pigmentos ajudam na saúde da retina dos olhos, e assim reduzem os riscos de futuramente vir a ter catarata e degeneração muscular.

Verde-claro: são alimentos que têm ação antioxidante, ajudam a eliminar os radicais livres do organismo e a prevenir o câncer. Ainda possuem fibras solúveis e assim melhoram o funcionamento do intestino.

Vermelho: esses possuem uma substância chamada de licopeno, ela ajuda a prevenir também o câncer, e tem ação antioxidante, também evitando o envelhecimento precoce.

beneficios-dos-alimentos-coloridosAmarelo e Laranja: esses são ricos em betacaroteno, que ajuda a manter a saúde dos olhos sempre bem, e ainda livra dos riscos de câncer no pulmão. São diuréticos e ajudam a emagrecer se consumidos diariamente.

Marrom-escuro: ricos em fibras e em vitaminas do complexo B. Ajudam a regular o trânsito do intestino, e também possuem capacidade de baixar os níveis de colesterol do sangue, e triglicerídeos.

Branco: são fontes de flavonóides. Atua no controle dos níveis de colesterol, e ainda reduzem os níveis de triglicerídeos. Atuam como antiinflamatórios e antimicrobianos. Ajuda a melhorar a circulação.

Agradecemos por acessar o nosso site. Não se esqueça deixar o seu comentário sobre o nosso post e até mais! 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.