Alimentação

Como Manter o Corpo no Período da Gestação – Dicas e Alimentação Certa

alimentacao-saudavel-na-gravidezDurante o período de gestação o corpo passa por várias mudanças devido aos hormônios que estão sendo alterados, para poder oferecer ao bebê um desenvolvimento saudável, e com a presença de uma criança no útero, o corpo passa a crescer e passar por diferentes etapas. Por isso a alimentação é super importante durante a gravidez, manter um cardápio saudável tanto ajuda a mãe manter um corpo mais enxuto e não adquirir vários quilos, como também contribui para a saúde do bebê.

Muitas mães têm o grande receio de engordar demais e acabar obtendo vários quilos durante a gestação. Isso apenas ocorre caso ela não cuide do corpo, de forma que pratique exercícios e tenha uma alimentação saudável, como também por questão de genética. Os hormônios femininos na gravidez estão sendo multiplicados e assim podem casar inúmeras mudanças no corpo. Cada mamãe possui um organismo em especial, e ele funciona de diferentes maneiras, por isso a grande duvida de muitas mulheres é saber qual a alimentação certa e ideal para se adquirir no período de gestação.

A gravidez não se trata de um período onde você pode comer tudo o que quiser na hora que quiser. Muitas mulheres dão a desculpa de estar comendo “por dois”. Ok, isso é a mais pura verdade, pois quando a mulher está grávida a fome aumenta e é necessário sustentar dois organismos. Mas, independente disso a mulher deve se manter mesmo assim com uma alimentação saudável, e são necessários alguns alimentos especiais que devem ser consumidos pela mãe, para o que o desenvolvimento do feto seja ótimo.

Durante toda a gravidez a mulher deve se alimentar de 3 em 3 horas, mas apenas a partir do segundo trimestre – dos quatro meses em diante – que ela deve aumentar a sua ingestão para mais 200 calorias do que o normal. Ou seja, a mulher apenas vai consumir um pouco mais de alimentos do que uma mulher normal, sendo indicado começar uma dieta saudável antes mesmo da gravidez para que o corpo já seja saudável e esteja preparado.

comer-certo-na-gestacao

Alimentação Certa no Período de Gestação

Alimentos ricos em ferro: carnes, fígado, ovos, feijão e verduras. Para que o ferro seja absorvido com maior intensidade, consuma na mesma refeição alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, tomate e evite consumir cálcio (leite e alimentos derivados desse), pois ele diminui a absorção.

Ácido Fólico: ele está presentes em vegetais verde-escuros tais como o espinafre, couve e brócolis. Também está presente em cereais e frutas cítricas. Prefira cozinhar esses alimentos através do vapor, pois em temperaturas altas como no microondas, o acido fólico acaba sendo destruído. Também é necessário consumir alimentos com vitamina C, para absorver melhor, e B6.

Vitamina C: está presente nas frutas cítricas, laranja, kiwi, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi e também nas hortaliças como o brócolis, pimentão, tomate e couve-flor. B6 é encontrada no trigo, milho, fígado, frango, peixe, leite e seus derivados.

Carboidratos: ajuda a fortalecer a energia da mãe e ainda contribui para o desenvolvimento do bebê. Os melhores são arroz, pães e outros produtos integrais e cereais.

Proteínas: são presentes nas carnes, feijão, leite e derivados. Têm responsabilidade de construir, desenvolver e manter os tecidos do bebê e da mar.

Dicas de Como Manter o Corpo no Período da Gestação

  • gravidez-saudavelPrimeiramente é indicado que a mulher consulte um nutricionista para que ele passe a alimentação ideal a partir da sua genética e peso. Mantenha a alimentação indicada pelo profissional com todos os alimentos essenciais na gravidez.
  • Seguir uma alimentação balanceada e cheia de vitaminas, minerais e nutrientes desde o inicio da gravidez pode ajudar no desenvolvimento do bebê e com a mulher que não deseja engordar.
  • É também indicado que a mulher pratique exercícios físicos, sendo esses que não carreguem no uso de peso e faça extremos esforços. É essencial fazer caminhadas, corridas, aeróbicos simples e outros que ajudam muito é a natação, pilates e hidroginástica.

Para mais informações acesse o site Clicando Aqui e veja mais sobre a alimentação no período de gestação.

O blog agradece pela sua visita, e não se esqueça de deixar o seu comentário sobre o nosso post! Até mais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.