Saúde

Causas que Impedem Gravidez – Quais São

Iremos falar em nosso post algumas das causas que podem então impedir a gravidez, é importante que todas as mulheres que estejam com problemas para engravidar leiam. Não deixe de acompanhar nosso post até o final.

Algo bem comum que acontece com muitas mulheres é não conseguir engravidar. Enquanto muitas se desesperam com o resultado positivo do teste, outras já desesperam com o resultado negativo. É o sonho de muitas mulheres ter filhos, e então gerar uma vida dentro delas. O problema é não são todas que conseguem logo de cara, algumas levam anos para então conseguir engravidar, mas por quê? Existem diversas causas que podem ajudar a impedir, desde doenças até problemas psicológicos, como por exemplo a gravidez psicológica. Essa gravidez acontece em mulheres que estejam com problemas para engravidar, porém querem muito.

A gravidez psicológica começa com a ansiedade, que acaba então evitando a ovulação, mas mesmo assim muitas mulheres por terem se relacionado na época certa passam a pensar que já estejam grávidas. A partir daí o próprio cérebro vai começar a mandar para o corpo todos os sintomas de gravidez que ela tiver conhecimento, muitas até engordam, isso sem ao menos estar grávida. A ansiedade é só uma das causas, a seguir iremos falar outras, para que assim você que esteja tentando se cuide da maneira certa.

Quais São as Causas que Impedem Gravidez

Ansiedade e Estresse

Como havíamos dito, existem causas psicológicas, como é o caso da ansiedade e do estresse, pois eles alteram o funcionamento do hipotálamo, a glândula hipófise, onde alguns dos hormônios necessários para a evolução se localizam.

Idade

Como muitos sabem, a idade pode impedir a ovulação. As mulheres nascem com uma quantidade de óvulos, conforme elas forem envelhecendo, essa quantidade vai diminuindo. Aos 35 anos de idade, a mulher passa a ter somente 10% da quantidade que tinha. Por isso, o indicado é que a gravidez ocorra antes dos 35 anos de idade.

Obesidade

Os hormônios femininos que vão até os ovários e que fazem parte do sistema reprodutor, precisam da gordura para conduzi-los. Caso a mulher tenha muita gordura poderá afetar a ovulação, e até desregular a menstruação.

Desregulação Hormonal

Os hormônios são quem controlam a ovulação, além de todo o resto do funcionamento de seu organismo. Caso haja desregulação em seus hormônios, como tireoide, irá acabar dificultando a ovulação. Alteração de humor e ansiedade são alguns dos sintomas, caso esteja suspeitando, vá ao seu ginecologista, ele irá passar medicamentos para regula-los.

Endometriose 

A endometriose se resulta no crescimento do tecido que cobre a parede interna do útero, incluindo ovários, bexiga e intestino, e assim causa então uma inflamação nas trompas e na cavidade abdominal. Cólicas menstruais fortes, dores durante relações sexuais e alterações intestinais/urinárias são seus sintomas. Para tratar, existem alguns medicamentos, porém o único método para engravidar tendo endometriose é através de cirurgias.

Síndrome dos Ovários Policísticos

Ela acontece quando a mulher não ovula e possui um excesso de hormônios masculinos no organismo. Cólicas fora do período menstrual, menstruação irregular, pele oleosa, acne e obesidade são sintomas dessa doença. O tratamento é feito por medicações que induzem a ovulação.

Miomas

Mioma é um tumor benigno que ocorre no útero, ainda não foi identificada sua real causa. O mioma acaba dificultando a ovulação, e só é possível retira-lo através de uma cirurgia.

Endometrite

Ela é causada por uma infecção no endométrio, o tecido que cobre a parede interna do útero. Dores na região pélvica, febre, mal-estar, sangramento e corrimento desregular, são seus sintomas. Seu tratamento é feito com o uso de antibióticos.

Esperamos que tenha sido útil. Agradecemos a sua visita!

Autoria: Andreza Correa

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.