Remédios

Chá de Camomila Alivia Cólica Menstrual – Receita e Como Consumir

A mulher lida com diversos incômodos sendo o maior deles a cólica menstrual. Por mais que ela venha acompanhada de diversos sintomas desagradáveis, é algo totalmente natural. Toda mulher menstrua e isso está ligado ao ciclo menstrual de cada uma. Esse ciclo enquanto ocorrer dá à mulher a oportunidade de engravidar. Mas o problema está mesmo nos sintomas, como já falado acima. Se a sua cólica é bem forte, continue nos acompanhando, pois além de explicarmos um pouco sobre a cólica menstrual, vamos também ensinar um ótimo chá que ajuda a aliviar esses sintomas.

A cólica menstrual conta com 3 etapas, ou seja, 3 fases, são elas: Fase folicular, fase ovulatória e fase lútea. A fase folicular é a primeira fase do ciclo. É nela que ocorre a menstruação. A menstruação costuma durar de 5 a 12 dias. Durante ela que ocorre a produção de hormônios folículos-estimulantes (FSH) no organismo da mulher. Com esses hormônios os ovários conseguem amadurecer seus óvulos. A partir desse amadurecimento, o ovário passa a liberar estrogênio dentro da mulher e ele será responsável por revestir o útero da mulher e deixa-lo pronto para um feto (gravidez).

Quando acabar essa fase, se inicia a fase ovulatória. Explicamos acima que a menstruação prepara o útero para o bebê, agora nessa fase ele já estará completamente pronto. Aqui a produção de estrogênio se torna ainda maior e além desse hormônio outro passa a ser produzido, o hormônio luteinizante (LH). Ele é responsável por escolher o melhor óvulo para receber o feto. Quando escolhido, esse óvulo sai do ovário. Essa saída é o chamado dia da ovulação que ocorre no dia 14 dia do ciclo. Após o óvulo maduro ser liberado, ele passa pelas trompas até chegar ao útero. Ele sobrevive no máximo durante 24 horas, e se durante esse tempo ele entrar em contato com espermatozoides poderá ser fecundado, se não entrar ele perderá sua eficácia e os espermatozoides não conseguirão entrar mais.

Mas por que as mulheres engravidam fora dessas 24 horas? Os espermatozoides podem viver até 5 dias dentro da mulher e com o muco gerado pela fase ovulatória, ainda um pouco mais.  Sendo assim, se a mulher tiver relação até 5 dias antes do dia da ovulação, poderá engravidar.

A última é a fase lútea. Normalmente essa fase dura nos 12 últimos dias do ciclo. O folículo que é deixado pelo ovulo dentro do ovário começa a produzir progesterona para que o útero continue revestido caso ocorra uma gravidez. Além da progesterona, também é produzido estrogênio. Se a fecundação não acontecer, o folículo vai diminuindo dentro do ovário até que seja eliminado. Ele é eliminado através da menstruação e aí se inicia o ciclo novamente. Mas vale lembrar que esse ciclo só é possível identificar nos dias exatos se fot regular. As mulheres que ovulam mais de uma vez ou que tem um ciclo irregular terão dificuldade de identificar cada fase pelo dia certo.

Sabe esses hormônios que citamos? São eles que causam os sintomas da menstruação antes de acontecer e durante, e também são os mesmos que causam os sintomas durante o período fértil e após ele. A cólica conta com os seguintes sintomas:

  • Enjoos
  • Diarreia
  • Vômitos
  • Cansaço
  • Dor de cabeça
  • Nervosismo
  • Vertigem e desmaios

Caso a sua cólica conte com esses sintomas, mas fortes, aprenda aqui como preparar um chá de camomila que irá alivia-los. Encontre a seguir sua receita e ainda como deverá consumir.

Receita do Chá de Camomila

A seguir iremos ensinar como preparar o chá de camomila, mostrando a vocês os seus ingredientes e o seu modo de preparo. Em seguida vamos também ensinar como deverá consumir.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre (picado)
  • 1 colher de chá de camomila seca
  • 250 ml de água

Modo de Preparo:

Faça um chá com a raiz do gengibre picada. Após ferver, adicione a camomila e deixe no fogo por mais 10 minutos. Passando o tempo, coe, espere esfriar e consuma.

Como Consumir o Chá de Camomila

O chá deverá ser consumido 3 vezes ao dia. A primeira dose deverá ser consumida assim que acordar, ainda em jejum para que o remédio consiga melhores resultados, já que o seu estômago estará vazio. A segunda dose 30 minutos antes do almoço e a terceira dose 30 minutos antes do jantar. Comece consumi-lo 3 dias antes da sua menstruação.

Esperamos que tenham gostado da dica. Consuma durante a menstruação e comentem aqui para a gente se conseguiram resultados. Obrigada pela visita.

Tags do Artigo
    camomila no periodo menstrual;

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.