Saúde

Chá de Hortelã Ajuda Aliviar Cólica Menstrual – Receita e Benefícios

Quando o assunto é dor ou patologias as mulheres costumam serem vítimas de vários tipos. Um evento natural do corpo feminino é a alteração de hormonais. Essa alteração também ocorre nos homens, mas somente durante a puberdade, enquanto nas mulheres ocorrem durante quase todo o período de suas vidas. Essa alteração ocorre graças ao ciclo menstrual, um processo que ocorre para possibilitar à mulher a fecundação de um feto, ou seja, uma gravidez. Ele ocorre todos os meses e durante há alteração hormonal no corpo delas. Essa alteração acaba causando sintomas desconfortáveis, que podem ser físicos ou psicológicos. Um dos mais comuns é a famosa cólica menstrual, que em casos onde tenha doenças relacionadas, ela pode ser intensa e até durar mais de um dia. Caso tenha bastante, continue nos acompanhando, pois iremos ensinar a preparar um chá que ajuda aliviá-la. Além disso, vamos também explicar um pouco sobre o ciclo menstrual.

O ciclo menstrual são 3 fases que ocorrem para preparar o útero para uma possível gravidez, são elas: fase folicular, fase ovulatória e fase lútea. A duração de um ciclo menstrual é em torno de 28 dias, porém existem ciclos mais longos ou mais curtos, tudo isso depende da saúde do útero da mulher. A primeira menstruação é chamada de menarca. Nos primeiros meses após a menarca é natural haver desregulação. A menarca só termina quando entra a menopausa, que é quando a mulher para de menstruar e logo, ovular. Durante a menstruação, a mulher lida com vários sintomas decorrente à alteração hormonal, como:

  • Transtornos convulsivos, com mais crises que o habitual
  • Doenças do tecido conjuntivo, como lúpus eritematoso sistêmico (LES) ou artrite reumatoide, com momentos de crise
  • Distúrbios respiratórios, como alergias e congestão nasal e das vias respiratórias
  • Enxaquecas
  • Transtornos de humor, como depressão ou ansiedade
  • Distúrbios do sono, como dormir muito ou não dormir o suficiente

Cansou das dores causadas pela cólica menstrual? Conheça o chá de hortelã que ajuda a combatê-la. Ele pode ser feito em sua própria casa, além de possuir um preparo simples. Não deixe de acompanhar nosso post até o final para aprender como preparar e os seus benefícios.

Receita do Chá de Hortelã

A seguir, nós iremos ensinar a preparar o chá de hortelã, mostrando a vocês os ingredientes que serão usados e as instruções de como deverá prepara-lo. Em seguida, vamos também mostrar quais são os benefícios do chá.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 fatia de gengibre (descascado e ralado)
  • 1 colher de sálvia
  • 1 colher de alecrim
  • 3 colheres de hortelã

Modo de Preparo:

Primeiro, deixe a água ferver com o gengibre (não utilize panela de alumínio). Quando começar a ferver (quando começa aparecer as bolinhas no fundo da panela) desligue o fogo e coloque todas as ervas. Em seguida, deixe ferver por mais 5 minutos, coe e tome quente. Beba duas vezes um dia antes da sua menstruação e no dia.

Benefícios do Chá de Hortelã

Esse incrível chá de hortelã irá ajudar aliviar a cólica, aumenta o humor e a disposição. O gengibre ajuda a perder peso, elimina gazes intestinais, é antioxidante e anti-inflamatório, alivia náuseas e vômitos, previne úlceras e o câncer cólon-retal. A sálvia é boa para pele, cabelos, memória, sistema digestivo, depressão e sistema cardiovascular, controla menopausa e é anti-inflamatória, além de outros benefícios. O alecrim combate resfriados e asmas, controla a pressão arterial, é diurético, ajuda na digestão e a menstruação, por aliviar as dores da cólica. Já a hortelã reduz dores de dor cabeça e nos mamilos de gestantes, melhora doenças respiratórias, elimina acne e previne Alzheimer.

Esperamos que tenham gostado da dica. Consuma e conte para a gente o que acharam e se tiveram os resultados desejados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.