A nossa boca, mesmo sendo uma das menores partes do nosso corpo, pode contar com vários problemas de saúde que trazem desconfortáveis sintomas para quem lidar com um deles. Um problema comum e bem conhecido são as aftas. A afta é nada mais nada menos que uma lesão que pode ocorrer na boca e na língua. Por mais que ela seja pequena, incomoda bastante, pois costuma causar bastante dor. Fora que é pela boca que todos os alimentos e líquidos passam para o estômago. Sendo assim, ela poderá até atrapalhar a sua alimentação, já que alguns alimentos específicos poderão causar ainda mais dores quando encostarem nela. A boa notícia é que seu tratamento não é muito complexo e você mesmo poderá realiza-lo em sua casa. Além dos medicamentos que costumam ser receitados por médicos, no caso antibióticos, existem diversas receitas caseiras que ajudam a tratar esse incômodo em sua boca. Além de costumarem ser baratas, podem ser feitas por você mesmo. Nós vamos a seguir explicar um pouco sobre o que é e o que causa afta, e depois vamos também ensinar como preparar um remédio caseiro que ajuda a trata-la.
A afta (também conhecida como estomatite aftosa), como já informado acima, é uma lesão. A sua aparência é arredondada ou ovulada, e é recoberta por uma membrana
As mulheres são as maiores vítimas da afta. Isso porque uma das causas está relacionada a alterações hormonais, e como elas lidam com vários eventos que colaboram para essa alteração, acabam sendo afetadas com frequência. Referente à duração, normalmente ela desaparece dentro de 15 dias, mas isso de forma natural. É possível encurtar esse tempo com tratamentos. Vale lembrar que as aftas não são contagiosas.
Ela pode ser dividida em 3 tipos. A estomatite aftosa menor, que é a mais comum e afeta 80% das pessoas com afta. Nesse tipo as feridas são pequenas, cicatrizam em menos de uma semana e não causam cicatrizes. A estomatite aftosa maior, esse tipo já é mais grave que a anterior e afeta 15% das pessoas com afta. As suas feridas duram duas semanas ou mais, causam dores fortes e em alguns casos deixam cicatrizes. E por último a estomatite aftosa herpetiforme. Ela é a menos comum, só afeta 5% das pessoas com afta. As suas feridas são bem pequenas, mas com o tempo podem aumentar. Elas se curam em mais ou menos uma semana ou um pouco mais.
Confira a seguir os fatores de risco da afta:
- HIV/Aids
- Câncer
- Diabetes
- Infecções vaginais
- Estresse emocional
- Deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico
- Período menstrual
- Mudanças hormonais
- Alergias a alimentos
Caso tenha, aprenda aqui como preparar um remédio caseiro de chá preto que ajuda a tratar afta na boca. O remédio é fácil de ser feito. Além de ajudar a tratar afta, ele também fornece outros benefícios para a saúde. Confira tudo a seguir.
Receita do Remédio Caseiro de Chá Preto
A seguir nós iremos ensinar como preparar o remédio caseiro de chá preto, mostrando a vocês todos os seus ingredientes e o seu modo de preparo. Em seguida, nós vamos também ensinar como deverá aplicar.
Ingredientes:
- 1 sachê de chá preto
- 1 pote de iogurte com bífidos
- 1 xícara de água
Modo de Preparo:
Primeiro, prepare o chá preto. Coloque a água com o sachê para ferver. Quando começar a ferver, desligue o fogo e passe o chá para um copo. Quando esfriar, adicione o iogurte e misture. Pronto, agora poderá aplicar.
Como Aplicar o Remédio Caseiro de Chá Preto
Esperamos que tenham gostado da dica. Aplique durante 1 mês e comentem aqui para a gente se conseguiram resultados. Obrigada pela visita.
Ver comentários (0)