Receitas

Gaspacho Funcional – Receita, Como Consumir e Benefícios

O gaspacho funcional é uma novidade que pode ser inserida no cardápio de quem está de dieta, pois melhora o funcionamento do intestino e emagrece. Acompanhe a receita, como consumir e os seus benefícios.

Nunca ouviu falar em gaspacho? Esse é um prato conhecido como uma sopa fria a base de hortaliças e tomate. Ele é muito popular no sul de Portugal e no sul da Espanha podendo ser apreciado em diversos outros países, principalmente no Brasil. Devido a sua alta quantidade de calorias essa opção não é ideal para emagrecer, mas existe uma versão que ajuda no processo de emagrecimento. Conheça as propriedades do gaspacho funcional e experimente o prato que conquista a culinária no território nacional. Quem ama sopa poderá preparar essa nova sugestão que é muito parecida mas tem um sabor exclusivo. Confira a receita, como consumir e os seus benefícios.

Receita do Gaspacho Funcional

Confira a seguir o passo a passo dessa receita funcional aliada da boa forma. Reúna os ingredientes e inclua no cardápio, pois poderá desfrutar dos excelentes benefícios da sugestão deliciosa.

Ingredientes:

  • 10 tomates sem semente e sem pele picados;
  • ½ pepino;
  • 500 ml de água;
  • 1 fatia de pão integral;
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
  • 1 pitada de sal;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • ½ cebola;
  • ½ pimentão verde;
  • ½ pimentão vermelho.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o tomate, o pepino, a cebola e os pimentões até virar um purê. Transfira para uma tigela e refrigere por 2 horas. Bata o purê com a água e o pão. Tempere a gosto e coe.

Como Consumir o Gaspacho Funcional

A recomendação é consumir a receita no lugar das refeições realizadas durante o almoço ou jantar, pois ela possui nutrientes suficientes para manter o organismo energizado e forte. Evite acrescentar mais ingredientes, porque poderá comprometer o valor calórico. É importante juntamente com essa escolha manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos constantemente.

Benefícios do Gaspacho Funcional

Essa versão do gaspacho é aliada da saúde por conta dos seus ingredientes. O tomate é rico em antioxidantes que combate doenças cardiovasculares e tem propriedades diuréticas que diminui a retenção de líquidos. O azeite de oliva está presente em diversas receitas funcionais, pois tem propriedades anti-inflamatórias, controla o colesterol, auxilia na absorção de vitaminas durante a dieta e é indicado para o cabelo. O pão integral ajuda a regular o funcionamento do organismo. Os pimentões fortalecem o sistema imunológico e combate o envelhecimento precoce.

Essa é uma versão mais pastosa que uma sopa porém integra ingredientes típicos dessa receita. Saboreie a opção funcional que pode integrar um cardápio saudável. O método de substituição de itens calóricos por mais saudáveis são utilizados nos funcionais pois garantem motivação. Diversos pratos de outros países chegam ao Brasil com uma nova cara e esse gaspacho não é diferente, pois apresenta ingredientes típicos da região. O tomate é o principal ingrediente da receita que pode fazer parte de outros pratos, por isso escolha outras opções que apresentam o alimento como item principal. Emagrecer envolve empenho e dedicação, sendo assim utilize a cozinha para preparar pratos do seu agrado e faça com que os resultados perdurem por um longo prazo.

Experimente o gaspacho funcional e comente aqui em nosso blog se aprovou a receita.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.