Exercícios

Treino Para Correr Fortalece os Pés – Como Fazer e Benefícios

Descubra os exercícios que são inseridos no treino para correr porque essa sugestão fortalece os pés e previne diversas lesões na prática das atividades. Acompanhe como fazer e os seus benefícios.

Existem no mundo afora diversas maratonas e uma das mais conhecidas no Brasil é a corrida de São Silvestre. Diversos esportistas e amadores participam, mas antes iniciam todo um preparo para estar aptos a aguentar a prova até o final. Deseja saber o segredo da disposição de alguns corredores? O treino para correr divulga um deles e fortalece os pés pois esse é o método que previne lesões e melhora o desempenho dos atletas. Os exercícios inseridos nesse cronograma podem ser praticados em casa sem a necessidade de frequentar uma academia, mas é importante sempre ter o intermédio de um educador físico. Além disso existem partes do corpo que merecem atenção e eles são destacados nesse cronograma de atividades. Confira como fazer e os seus benefícios.

Como Fazer o Treino Para Correr Fortalece os Pés

Aprenda a seguir o passo a passo de cada exercício.

Corra e ande descalço: faça o treino todo andando descalço sem tênis.

Use a faixa: com uma fita amarrada na extremidade do pé e a outra deve ficar em uma perna de mesa. Realize 3 séries com 10 puxadas cada, levando em direções distintas: levante os dedos, gire o pé para dentro e para fora. Fortaleça o tornozelo, para isso sente-se no chão com as pernas esticadas apontando os pés para baixo, ao mesmo tempo que fortalece as panturrilhas. Realize 3 séries de 15 repetições durante 2 a 3 vezes na semana.

Use uma toalha: na posição em pé ou apenas sentado, deixe os pés no solo e tente enrugar uma toalha puxando ela com a ponta dos dedos. Faça o mesmo movimento durante 5 minutos para cada pé e de 2 a 3 vezes na semana.

Bola de tênis: pegue uma bola de tênis e passe de forma lenta a sola do pé sobre ela, realizando uma breve pressão. Depois, passe a bola para o calcanhar e em pé amasse o máximo que der. Se preferir substitua por uma bola de frescobol de borracha.

Caneleiras: faça o movimento de erguer o pé para cima e eleve a ponta dos pés. Coloque uma caneleira na ponta do pés e depois a levante. Faça de 2 a 3 séries de 20 a 30 repetições durante 2 vezes na semana.

Benefícios do Treino Para Correr Fortalece os Pés

O treino é eficiente para corredores, porque previne lesões na sola do pé, canela, no tornozelo e até no tendão de Aquiles que são partes bastante exigidas durante a movimentação. O ato de correr e andar descalço fortalece os músculos dos pés e das pernas em cerca de semanas, já os exercícios com faixas ajuda a fortalecer os tornozelos. A atividade com a toalha fortalece as plantas dos pés e reduz as chances de uma torção do tornozelo. Os exercícios com a bola e com as caneleiras protegem o tornozelo, evitam lesões e melhoram o rendimento.

O treino intermediado por um educador físico é essencial, pois ele saberá manipular os exercícios conforme as necessidades do atleta e com base no seu objetivo pessoal.

Já realiza algum exercício incluso no treino para correr? Comente aqui em nosso blog.

Tags do Artigo
    quanto custa a aula de crodfitt;

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.